ÁGUA MINERAL VENDIDA NAS GRANDES CIDADES LEVA ÁGUA POTÁVEL À POPULAÇÃO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

0
355

AMA 3

Venda da água mineral AMA financia projetos de acesso à água potável em regiões do país que sofrem com a seca.

Água potável é algo básico para quem vive nas grandes cidades, mas segundo a OMS 1,8 bilhões de pessoas no mundo usam fontes de água contaminada. Só no Brasil são 35 milhões de brasileiros sem acesso à água potável, principalmente no semiárido, uma região que sofre com a pior seca dos últimos 100 anos.

Mas uma novidade tem ajudado comunidades do semiárido a ter acesso à água potável de forma permanente. Agora você pode tomar uma água mineral comprada no supermercado e ajudar famílias no semiárido. A água mineral AMA tem 100% do lucro revertido a projetos de acesso à água potável. Desenvolvida pela Ambev, a AMA é o primeiro negócio social do Brasil, que são aqueles que nascem com o propósito de resolver um problema social.

As vendas de AMA já ajudaram comunidades de três cidades no interior do Ceará. Os municípios de Aiuaba, Jaguaruana e Capistrano receberam financiamento para obras de perfuração de poços de água e para a construção de micro usinas de energia solar que diminuem consideravelmente o custo de distribuição da água.

O SISAR – Sistema Integrado de Saneamento Rural – é a ONG responsável por administrar a maioria dos sistemas de água rurais do Ceará e que coloca em prática os projetos nas três cidades, recebendo o financiamento de AMA e aplicando na implementação de poços e usinas. Equipes técnicas formadas por especialistas em recursos hídricos e assistentes sociais dão a essas comunidades todo o suporte necessário para que as iniciativas se desenvolvam de forma sustentável. O trabalho é reconhecido pelo Banco Mundial como um dos melhores sistemas de gestão de água rural existentes.

“Nosso desejo é unir as pessoas por meio da água. Hoje já são 3 mil pessoas que têm acesso a água potável por causa deste projeto. Quanto mais pessoas se envolverem com AMA, mais projetos poderão ser realizados no semiárido. A água que você bebe aqui vai ajudar muita gente que não tem água para beber lá”, explica Carla Crippa, gerente de sustentabilidade da Ambev.

Com o apoio da Fundación Avina, ONG que trabalha em prol do desenvolvimento sustentável na América Latina, mais projetos devem ser implementados em todo o semiárido brasileiro.

Atualmente, a água AMA está disponível para venda em garrafas de 500ml nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e no Distrito Federal, e pelo sitewww.emporio.com/ama.

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe