Kluber - ok

Como manter os compressores seguros para uma produção higiênica e de acordo com as normas NSF H1 na indústria de alimentos

Empresa do Grupo Freudenberg desenvolve linhas especiais de lubrificantes certificados de alto desempenho que garantem segurança, durabilidade e higiene para o setor

 

Na indústria de alimentos, o ar comprimido tem um papel fundamental, uma vez que é utilizado em compressores (de refrigeração, por exemplo) e pode ser um risco potencial em processos que envolvem alimentos e bebidas. A sua qualidade pode ser afetada não apenas pela entrada do ar, mas também pelo tipo de óleo utilizado em compressores de parafuso com injeção.

 

Com três funções principais, o óleo do compressor de ar deve garantir que os rotores e seus rolamentos sejam devidamente lubrificados, dissipar o calor presente em todo o processo e formar uma película de vedação na borda do retentor entre o rotor e a carcaça do compressor.

 

Nas indústrias farmacêuticas e de processamento de alimentos, a presença de partículas de óleo suspensas no ar deve ser a menor possível e o óleo do compressor deve ter a classificação NSF H1, certificado como grau alimentício. Por isso, pensando sempre em soluções inovadoras que atendam as demandas mais atuais da indústria, a Klüber Lubrication, empresa do Grupo Freudenberg que fabrica soluções para lubrificação industrial e graxas e óleos para vários segmentos, desenvolveu uma linha especial de lubrificantes de alto desempenho para o setor, que ajudam clientes e usuários finais a seguir um alto padrão de qualidade, provendo melhor orientação sobre as recomendações de boas práticas nas instalações.

 

Klüber Summit R 200, por exemplo, é um óleo sintético para compressores, particularmente utilizado em instalações de refrigeração altamente carregadas com amônia e CO2. Sua aplicação traz inúmeros benefícios para a indústria alimentícia, como os baixos custos de manutenção e operação, em razão dos intervalos prolongados de troca, maior durabilidade e consumo reduzido e o alto rendimento da instalação de refrigeração, graças à reduzida formação de resíduos. Além disso, oferece boa propriedade de fluidez em baixas temperaturas e alta estabilidade química, com baixa tendência à evaporação.

 

Para Roberto Pecchia, gerente da Klüber Lubrication para o mercado de alimentos, “os óleos sintéticos para compressores com registro NSF H1 foram especialmente desenvolvidos para compressores nas quais o ar comprimido pode ter contato com o produto final durante o processo de produção. Com o registro NSF H1 e fabricado em instalações com certificação ISO 21469, esses óleos de alto desempenho auxiliam as fábricas a manter sua conformidade com os exigentes requisitos de higiene”.

 

Óleos sintéticos de grau alimentício: benefícios para os compressores de ar

Por apresentarem desempenho superior e contarem com a vantagem de desenvolvimento recente, os óleos sintéticos oferecem uma série de benefícios para os compressores de ar: uma produção eficiente e dentro das conformidades, já que a formulação oferece uma longa vida útil e bom funcionamento em relação à temperatura, com baixo teor residual no ar comprimido; redução dos custos de manutenção, com maior disponibilidade do compressor, uma vez que os óleos sintéticos avançados oferecem propriedades especiais de resistência à oxidação, principalmente em altas temperaturas (90° C a 100° C ou mais) e a eliminação do descarte no sistema de esgoto. Os óleos de alta qualidade impedem a emulsificação dos condensados, minimizando a necessidade de separar o óleo da água em um separador normal, o que reduz a necessidade de gastos com separadores de condensado e taxas de descarte.

 

Um caso real de redução de custos

Um importante fabricante de salsichas estava tendo problemas com seus óleos NSF H1 para compressores. A vida útil do óleo de menos de 1.000 horas resultava em custos de manutenção elevados e períodos de inatividade frequentes.

Após análises realizadas pela equipe de especialistas da Klüber Lubrication, o fabricante seguiu recomendações para realizar uma limpeza dos compressores em operação e mudar para um óleo sintético certificado. Após a troca, o compressor passou a operar em uma temperatura até 15º C mais baixa. Além disso, o radiador não exigia mais a desmontagem e limpeza anual. O tempo de operação aumentou para mais de 8.000 horas e os custos de manutenção diminuíram consideravelmente.

 

Sobre a Klüber Lubrication

A Klüber Lubrication, empresa de origem alemã, presente em mais de 60 países, fornece soluções em lubrificação para assegurar o perfeito funcionamento e a preservação de elementos mecânicos de equipamentos para atividades industriais, como correntes, engrenagens, barramentos, contatos elétricos, rolamentos, válvulas, sistemas pneumáticos e hidráulicos. A empresa fornece graxas e óleos (sintéticos e minerais) para uma ampla gama de indústrias: automotiva, rolamentos, têxtil, siderúrgica, madeira, papel, bioenergia, energia eólica, alimentícia, fabricantes de equipamentos, mineração e cimento.

 

Presente no Brasil há mais de 40 anos, onde lidera o mercado em que atua, a empresa conta com uma equipe de 100 funcionários na unidade fabril em Alphaville (Barueri, SP) e em centros de serviços em diversas regiões; na América do Sul, está presente também na Argentina e no Chile. Seu sistema de gerenciamento de qualidade e meio ambiente é certificado pelas normas ISO 14.001, ISO TS 16.949, ISO 9001 e OHSAS 18.001.

 

Sobre o Grupo Freudenberg

A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 30 mercados e para milhares de aplicações. Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa, com 168 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, pró-atividade e ação responsável. Em 2016, o Grupo Freudenberg empregou mais de 48.000 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 8,6 bilhões. Para obter mais informações, visite www.freudenberg.com.

 

 

 

Fonte: ADS

 

 

 

 

Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar
necessariamente a opinião do Portal.