Fispal - ok 24-03-2018 1

Temas como Internet das Coisas, Robôs colaborativos e Customização movimentam a Indústria de Alimentos e Bebidas

Fórum Fispal Tecnologia debate desafios e oportunidades da Indústria 4.0. Este e outros assuntos ligados à tecnologia estarão presentes durante a feira que acontece no mês de junho em São Paulo

A Indústria 4.0 é um conceito já conhecido no mercado de alimentos e bebidas, que engloba as principais inovações tecnológicas aplicadas à linha de produção. Com ela, os processos tornam-se mais eficientes, autônomos e customizáveis, gerando fábricas inteligentes e resultando em redução de custos, economia, eliminação de erros e desperdícios. Investir no desenvolvimento tecnológico torna a empresa mais competitiva no mercado.

Para o segmento de alimentos e bebidas, o maior benefício é a personalização e escala sem precedentes que ela propicia.  Com o mesmo custo da produção em massa, uma empresa poderá especificar receitas que atendam a necessidade de seus clientes.

“O conjunto de tecnologia aplicado à experiência da produção e produtividade usando programas de inteligência artificial melhoram os resultados da empresa consideravelmente”, comenta Fernando Madani, coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia. “As empresas devem entrar na era digital e para isso precisam conhecer melhor seus processos e tirar proveito da conectividade. Muitas têm as ferramentas, mas ainda encontram dificuldade na aplicação”, finaliza o professor.

Na Indústria 4.0, basicamente todos os equipamentos e maquinário envolvidos no processo de produção trocam informações entre si, gerando uma grande base de dados capaz de tomar decisões em diferentes níveis. Este tipo de processo deixa a rotina das empresas mais fácil, assertiva e com menor chance de erros. A “robotização” das fábricas tem se provado eficiente e mais lucrativa para o setor.

“A cada ano, notamos um interesse maior dos nossos visitantes em assuntos relacionados à Indústria 4.0. Por isso, a Fispal Tecnologia busca, cada vez mais, trazer informações sobre o tema, como ocorre no Fórum Fispal Tecnologia e em nosso inédito portal”, afirma Clélia Iwaki, diretora da Informa Exhibitions, organizadora da feira.

 

Fórum debate a Indústria 4.0

A Indústria 4.0 terá um dia exclusivo no Fórum Fispal Tecnologia, o maior encontro para o desenvolvimento e atualização de profissionais do segmento de Alimentos e Bebidas. O evento receberá importantes gestores de grandes indústrias que participarão de debates e palestras. O Fórum ocorrerá paralelamente à 34ª edição da Fispal Tecnologia, nos dias 28 e 29 de junho.

Os painéis sobre o tema abordarão o incentivo e investimentos públicos para o desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil; a transição e custos para a implantação da tecnologia; análises corretas das métricas; Internet das Coisas; e o surgimento do novo profissional da indústria.

Entre os palestrantes, estarão presentes diretores e gerentes de grandes empresas como Bauducco, BRF, Coca Cola, Ambev, TOTVS, Kraft Heinz, Coca-Cola, Tetra Pak, entre outros. A Nestlé apresentará seu case sobre a implementação de robôs colaborativos na linha de produção e que atuam em conformidade com a NR-12, Norma Regulamentadora que garante a segurança de operadores de máquinas e equipamentos.

Outros assuntos relevantes aos segmentos de alimentos e bebidas também serão abordados, entre eles, o aumento da produtividade, diminuição de custos, gestão de qualidade, gestão empresarial, além da segurança de alimentos.

O Fórum Fispal Tecnologia é patrocinado pela Tetra Pack, Advantech, Beckhoff e Sunnyvale e já está com as inscrições aberta. Confira a programação completa: https://www.fispaltecnologia.com.br/pt/atracoes/forum-fispal-tecnologia.html

 

Fique por dentro

Além da presença no Fórum, a Indústria 4.0 é um dos destaques da Fispal Tecnologia 2018, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de junho, no São Paulo Expo. A organizadora do evento, Informa Exhibitions, disponibiliza, desde fevereiro, o portal www.fispaltecnologia.com.br/industria-4-0, que é atualizado semanalmente com informações de grande relevância sobre o universo da Indústria 4.0 em diferentes plataformas, como E-books, artigos, notícias, apresentações e vídeos. Com conteúdo gratuito, o canal voltado exclusivamente para o segmento de alimentos e bebidas é inédito e tem o objetivo de ajudar o mercado a se desenvolver cada vez mais.

“Desde fevereiro, estamos fazendo um trabalho diário de pesquisas para a produção de material que possa cada vez mais ajudar os empreendedores, principalmente aqueles que estão dispostos a investirem na nova tecnologia, que certamente trará resultados positivos, para empresa e para o mercado”, explica a diretora.

A Fispal Tecnologia, que é restrita aos profissionais do setor de alimentos e bebidas, já está com o credenciamento aberto. Outras informações sobre a feira podem ser encontradas no site oficial:www.fispaltecnologia.com.br.

 

 

 

Fonte: SD Press

 

 

 

 

Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar
necessariamente a opinião do Portal.