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Ferrero lança seu 8º Relatório de Responsabilidade Social Corporativa

Para evento realizado em São Paulo, empresa trouxe da Itália a pesquisadora e professora Caterina Pesce, que falou sobre o sucesso da implementação do método Joy of Moving, de incentivo à prática de atividades físicas entre crianças que será lançado no Brasil

 A empresa italiana Ferrero lançou, em São Paulo, a oitava edição de seu Relatório de Responsabilidade Social Corporativa, referente ao ano fiscal 2015/2016, que divulgou os resultados e os novos desafios na implementação global de suas atividades socioambientais.

Para participar do evento, realizado no Museu de Arte de São Paulo (Masp), a companhia trouxe para o Brasil a professora e pesquisadora italiana Caterina Pesce, uma das criadoras do método inovador de incentivo às crianças à prática de atividades físicas, Joy of Moving. Voltado principalmente para o desenvolvimento motor, cognitivo e de cidadania, o método faz parte do programa social da Ferrero Kinder+Sport, implementado em 28 países, com participação de cerca de 4,4 milhões de crianças e jovens em atividades esportivas.

Diante do cenário global de aumento do sedentarismo e obesidade dessa nova geração, a Ferrero trabalha para apoiar profissionais da educação com soluções inovadoras para despertar o prazer e a alegria do movimento, da prática esportiva e de atividades físicas.

O Brasil será o primeiro país, fora da Itália, a implementar o Joy of Moving de forma completa, com a realização de treinamentos para professores de escolas públicas. Inicialmente, o método será aplicado em Poços de Caldas (MG), onde a Ferrero possui sua fábrica e implantou o programa Kinder+Sport há dois anos, beneficiando cerca de 600 crianças. A meta da companhia é levar o projeto para outras cidades de Minas Gerais até 2020.

 

Além da apresentação da professora Pesce, o evento contou ainda com a apresentação dos resultados das principais atividades de responsabilidade socioambiental do Grupo Ferrero, apresentado pelo seu diretor de Relações Institucionais, Afonso Champi.

O Relatório de Responsabilidade Social Corporativa reforça a filosofia do Grupo Ferrero, que é de que criar valor compartilhado, uma prática que afeta todas as fases da cadeia de valor: passa pelo cuidado com as pessoas que fazem a história do Grupo, pelo apoio às comunidades locais, pela promoção de estilos de vidasaudáveis  e chegando ao sólido compromisso com práticas agrícolas sustentáveis e com a proteção do meio ambiente.

Para a realização desse compromisso, o Grupo adota a estratégia de definição de objetivos, metas e mensuração de resultados concretos, que são registrados no Relatório, baseados em seus principais pilares de reponsabilidade social: as Pessoas e o Planeta.

 

Fundação Ferrero

Por meio da Fundação, a Ferrero busca melhorar a qualidade de vida dos empregados aposentados, encorajando o desenvolvimento de relações sociais e conhecimento nas áreas social, filantrópica, cultural e artística. Criada em 1983 como obra social, promove, além dos projetos sociais e culturais, assistência médica e social,  e colaborações com universidades. Baseadas no modelo da Fundação Ferrero, e inspiradas pelo seu lema “Trabalhar, Criar, Doar”, duas obras sociais foram criadas na Alemanha e França. Entre as principais conquistas, a empresa realizou mais de 1.200 exames médicos para empregados aposentados e seus cônjuges.

 

 

Projeto Empresarial Michele Ferrero

A missão do projeto é a criação do trabalho e implementação de iniciativas de natureza social e humanitária, que foram lançados em 2005 em Camarões, em 2006 na África do Sul e 2007 na Índia. Trata-se de empresas comerciais, com realização de lucros, mas com espírito social, criando postos de trabalho nas áreas menos favorecidas, assim como, realizando projetos humanitários de proteção à saúde e de crescimento educativo e social de crianças e jovens. Em 2015/2016 contou com o apoio e o trabalho de 2.700 colaboradores da companhia.

 

Consumidores

Alinhada com o movimento mundial de valorização nutricional dos alimentos, a Ferrero concentra sua produção na alta qualidade dos ingredientes brutos que, não só proporcionam energia através de sua composição natural, como fornecem variados micronutrientes essenciais para a saúde.

As pequenas porções e as receitas de produtos ajudam os consumidores a ingerirem variados nutrientes durante todo o dia. O Grupo também contribui para promover bons hábitos alimentares, através de um sólido compromisso com a pesquisa científica.

 

PLANETA

A proteção e o respeito pelo Planeta são os pilares fundamentais da responsabilidade social corporativa da Ferrero. Com a missão de motivar o crescimento combinado com a sustentabilidade, o Grupo tem o compromisso de fazer escolhas responsáveis, voltadas para o fornecimento sustentável de matérias-primas, bem como, para a redução do impacto ambiental das atividades de produção.

Para implementar sua estratégia relativa a cadeias de suprimentos agrícolas sustentáveis, o Grupo lançou o programa Valores Agrícolas Ferrero, direcionados aos seus principais ingredientes brutos:

Desde 2015, a Ferreiro vem utilizando somente óleo de palma 100% sustentável, certificado pela RSPO (Certificação Mesa Redonda de Óleo de Palma Sustentável - https://www.rspo.org/about ) como segregado. E o compromisso do Grupo continua por meio da otimização da rastreabilidade e da garantia de respeito pelo planeta, pelos funcionários e pelas comunidades locais seguindo o Estatuto de Óleo de Palma em  parceria com a TFT (The Forest Trust - http://www.tft-earth.org/).

Seguindo seu compromisso de desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos agrícolas sustentáveis, a Ferrero tem como meta até 2020 o uso de 100% de sementes de cacau certificadas. No período 2015/2016, a empresa consumiu mais de 120.000 toneladas, 50% delas são certificadas.

Desde setembro de 2014, o Grupo atingiu a meta de uso de 100% de ovos de galinhas de galpão, ou seja, não produzidos em gaiolas, para todas as plantas da União Europeia, bem como, para o México e Turquia, onde o fornecimento deste tipo de ovos não é uma prática usual.

 

HCo – Ferrero Hazelnut Company

Atualmente, a Ferrero opera ao longo de toda a cadeia de suprimentos de avelã, desde o cultivo nas fazendas, a pesquisa e o desenvolvimento agronômico, até a obtenção, transformação industrial e venda às empresas que trabalham com produtos semiacabados. Tendo conquistado, na prática, um modelo de cadeia inteiramente integrada, criou a Ferrero Hazelnut Company (HCo) que conta com 4 mil colaboradores, distribuídos entre seis fazendas Ferrero (Chile, Argentina, Geórgia, África do Sul, Austrália e Sérvia).

 

Minimizando o impacto ambiental – economia circular

Por meio de seu projeto de responsabilidade ambiental, FER-Way, a Ferrero apoia e promove o desenvolvimento de uma economia circular, baseada no conceito de uma economia planejada para se autorregenerar, que substitui o modelo de consumo linear tradicional.

Para tal finalidade, o Grupo começou a repensar a gestão de alguns dos seus muitos recursos – em especial ingredientes alimentícios, energia e materiais de embalagem – como ciclos.  em vez de cadeias de suprimentos lineares.

 

Sobre a Ferrero:

O Grupo Ferrero nasceu da paixão de uma família italiana por conceber ideias inovadoras e transformá-las em deliciosos produtos. Suas atividades tiveram início na cidade de Alba, na região do Piemonte, norte da Itália, em 1946, e atualmente o Grupo transformou-se no terceiro maior produtor global de doces e chocolates. Com mais de 35 marcas, o Grupo Ferrero mantém 46 sedes comerciais e 20 unidades de produção nos cinco continentes, nove empresas agrícolas, e seus produtos são comercializados em mais de 160 países. No Brasil, a Ferrero está presente desde 1994. Três anos mais tarde, inaugurou sua fábrica em Poços de Caldas (MG), que passou por um processo de ampliação para dobrar sua capacidade de produção, concluído em início de 2016. Entre suas marcas presentes no Brasil destacam-se Kinder, Nutella, TicTac, Ferrero Rocher e Raffaello, entre outras.

 

 

Fonte: CDN Comunicação

 

 

 

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