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Marcas de alimentos saudáveis têm como principal desafio agradar o paladar do consumidor

Latinex aproveita demanda de consumo para inovar no portfólio com uma variedade de produtos da marca Fit Food, que incluem exclusividades, no segmento de alimentação saudável no Brasil

Um reconhecido tabu relacionado aos alimentos saudáveis é que eles não esbanjam o sabor que seus similares mais indulgentes. Tal característica é tida como uma das grandes vilãs das dietas e não é de hoje que marcas conceituadas e especialistas se debruçam sobre pranchetas e planilhas buscando a equação ideal: afinal, é possível unir saúde e sabor na mesma roupagem?

 

Foi pensando nisso que a Fit Food entrou no mercado de comida saudável em 2016. Segundo Henrique Lago, gerente de marketing e planejamento da Latinex, a marca chegou para facilitar a vida de quem deseja se alimentar bem e não quer (ou não consegue) abrir mão de uma comidinha mais saborosa. “Nosso objetivo é comercializar produtos que associem saudabilidade e sabor, sempre com ingredientes de alta qualidade”, afirma.

 

O investimento da Latinex na Fit Food veio na esteira de um crescimento considerável que o setor de alimentos saudáveis tem vivido no país: nos últimos cinco anos, as vendas superaram os 10% de aumento, alçando o Brasil quinto posto no mercado mundial, com uma movimentação que superou os R$ 90 bilhões em 2016, segundo os dados mais atualizados da Euromonitor. Apesar dos índices expressivos, o país segue atrás de praças como os Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Chile, mas com potencial para abocanhar uma fatia maior do mercado internacional: enquanto o crescimento do setor no Brasil passa dos 10%, nos demais países fica na casa dos 8%.

 

Para se destacar e seguir ganhando mercado, a Fit Food tem apostado em lançamentos constantes e em uma identidade visual diferenciada, que chama a atenção do consumidor. As embalagens da marca buscam traduzir seus valores: “Nutrição funcional com benefícios reais” e “Nutrição fácil e natural no segmento de saudáveis”. Com relação à quantidade nos pacotes dos produtos, a marca se propõe a fazer estudos constantes para oferecer opções que atendam o consumidor nos diversos momentos de consumo e que sempre sejam opções práticas. Além disso, a empresa tem investido em inovação e em formulações únicas e funcionais, características que ganham pontos junto ao consumidor exigente do mercado de alimentos naturais.

 

“Atualmente, somos a única empresa a oferecer uma linha de macarrões funcionais de feijão e soja, produtos orgânicos, fontes de fibras e proteínas e que não possuem glúten e lactose. Têm se mostrado ótimas opções para adeptos de dietas low carb, praticantes de exercícios físicos e veganos. Também possuímos algumas formulações exclusivas na linha de snacks, opções diferenciadas e que nos garantem essa percepção do público como uma marca inovadora no segmento”, relata Lago. Entre os produtos exclusivos e de grande aceitação do público estão os mix de vegetais. “Após muita pesquisa, criamos nosso Chips Mix de Vegetais com cenoura, batata-doce e abóbora, além do Chips de Batata-Doce-Roxa. A tecnologia usada é um processo de fritura a vácuo, em que utilizamos menos da metade da gordura do método tradicional e é possível manter a textura, cor e sabor dos alimentos. Uma outra vantagem desse processo é que como leva menos gordura o produto final possui menos sódio que produtos semelhantes existentes no mercado”, explica o gerente.

 

A Batata-doce Desidratada e os Chips de Coco, por exemplo, seguem o mesmo conceito dos demais snacks saudáveis da Fit Food, que refletem a tendência do clean label, ou seja, seus produtos têm o menor número de ingredientes possível.

 

Por enquanto, a empresa tem em seu portfólio uma maioria de produtos importados, mas, segundo Lago, até o fim deste ano mais da metade da linha da Fit Food deve ser produzida inteiramente no Brasil – hoje, são 28 os itens disponíveis; até dezembro a Latinex planeja dobrar esse número, o mesmo que pretende fazer com seu faturamento. No mercado nacional de comidinhas saudáveis, a Fit Food é a que vem apresentando maior crescimento: comparando o primeiro semestre de 2017 com o primeiro semestre de 2018, o incremento foi de 200%.

 

 

Fonte: 2 Pro

 

 

 

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