ABB lança tecnologias inteligentes para o setor de alimentos e bebidas

Yumi-1024x683

Companhia apresenta produtos e serviços para toda a cadeia produtiva do segmento na Fispal Tecnologia

Do fornecimento de energia elétrica ao empacotamento no fim da linha de produção, a ABB possui produtos e serviços para toda a cadeia produtiva do segmento, que poderão ser conhecidos na 33ª edição da Fispal Tecnologia.

Equilibrar eficiência energética e redução de custos, mantendo os níveis de qualidade, segurança e padrões de sustentabilidade é possível com os benefícios trazidos pela conectividade, big data e Internet das Coisas aplicados nas fábricas, a chamada Indústria 4.0. Equipamentos, robôs, produtos e soluções da multinacional suíço-sueca permitem limpeza, higienização, programação e harmonização das linhas de produção em curtíssimo espaço de tempo, além da rastreabilidade.

No estande E-111 será possível conferir as principais novidades e tendências da companhia para manipulação de alimentos e bebidas, encaixotamento, paletização, envolvendo inclusive, segurança e higiene alimentar. A ABB mostrará parte de seu portfólio de produtos e soluções em robótica, automação de processos industriais e em eletrificação voltados para a Indústria 4.0., além dos equipamentos para instrumentação e analítica voltados também para o segmento.

“A companhia vem com uma grande aposta no crescimento deste, principalmente no aspecto da digitalização.”, diz Antonio Federico, responsável pela área de Alimentos & Bebidas da ABB Brasil. Para o executivo, a demanda por alimentos processados tende a aumentar com crescimento do número de pessoas que vivem sozinhas. Ainda segundo Federico, agilidade e flexibilidade serão cada vez mais demandadas das empresas que atuam no setor. “O consumidor está sempre ávido por novidades e a digitalização permite um grau de personalização jamais imaginado pela indústria”.

 Indústria 4.0

Principal novidade da Fispal 2017, o demonstrador da Indústria 4.0 contará com o primeiro robô colaborativo do mundo, o YuMi, no contato direto com os visitantes, entregando o produto personalizado no fim da linha. O robô IRB 2600ID – para soldagem, manuseio de materiais e outras aplicações, que reduz em até 15% os tempos de ciclo e em até 75% da vida útil do ativo, também estará na linha de produção, assim como o painel de distribuição elétrica com os componentes de produtos de eletrificação da companhia.

Lançamento da ABB na feira

Smart Sensor – Lançamento da multinacional para o mercado brasileiro, a novidade faz parte das soluções do ABB Ability, portfólio digital da companhia para a indústria. O Smart Sensor transforma motores simples em máquinas inteligentes, reduzindo tempos de parada de motores em até 70% e aumentando a vida útil em até 30%.

Outros destaques da ABB na feira:

– Inversor ACS580: O inversor da nova geração permite controlar uma ampla gama de aplicações na indústria. Além dos recursos de eficiência energética, é fácil de instalar e usar e compatível com qualquer sistema de automação.

– IRB 660: Ideal para a paletização de sacos, caixas, engradados, garrafas e outras aplicações, o robô possui capacidade de manusear 180 kg em velocidade máxima. Seu design de 4 eixos permite maior performance de movimento, que combinado com a otimização da potência do motor, garantem tempos menores de ciclo.

– LLT100: Solução nova no mercado, o transmissor de nível a laser permite a medição sem contato com o produto, ideal para a indústria de bebidas.  “O transmissor traz a tecnologia embarcada para atender as necessidades específicas desse mercado, de segurança e higiene alimentar”, diz Fernando Rodrigues, gerente de Instrumentação e Analítica da ABB no Brasil.

– MNS-iS: Solução da ABB para plantas que buscam alto desempenho operacional, a plataforma de painéis de baixa tensão que pode ser operada remotamente. Ela permite o gerenciamento e armazenamento das informações de forma digital, permitindo a gestão de ativos e diagnósticos de manutenção preditiva.

– SCARA (IRB910SC): Capaz de manipular peças em 1/3 de segundo, o robô é altamente veloz e preciso. De baixo custo e compacto, o novo modelo da família de robôs SCARA é ideal para aplicações que requerem movimentos ponto a ponto rápidos e repetitivos.

– FlexPicker: Com tecnologia de ponta da ABB, possui precisão e alta velocidade na separação dos produtos e otimiza processos, seja na linha de montagem ou no processo de embalagem e encaixotamento. Com design moderno e higiênico, o robô tem sistema de visão integrado ao software de gerenciamento de linha de produção, evitando erros e eliminando custos de manutenção.

Sucesso na última edição da feira, o Washdown Motor também poderá ser visto no estande da ABB, assim como os condicionadores de energia UPS, o motor SynRM, o inversor ACS380 (para aplicações de máquinas como misturadores, batedeiras, fornos e máquinas de cortes), o painel certificado de baixa tensão System Pro E Power e a nova linha de acoplamento Raptor.  A Fispal Tecnologia acontece entre os dias 27 e 30 de junho, no São Paulo Expo e a entrada é franca.

Sobre a ABB – A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder nas tecnologias pioneiras de produtos para eletrificação, robótica, automação industrial e elétrica, atendendo globalmente concessionárias de energia e clientes industriais, bem como de transportes e infraestrutura. Continuando mais do que uma história de 125 anos de inovação, a ABB está, hoje, escrevendo o futuro da digitalização industrial e conduzindo a Quarta Revolução Industrial e da Energia. A ABB opera em mais de 100 países com aproximadamente 132.000 funcionários www.abb.com

 

 

Fonte: Imagem Corporativa

 

 

Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar

necessariamente a opinião do Portal.